"Mãe presente de Deus"

Mãe Presente de Deus.

Introdução: Creio que todos nós gostamos de ganhar presentes em nossos dias de celebrações, seja em aniversário, formaturas, natal e etc. A vida sem presentes é algo muito triste. Na pessoa da mãe, Deus nos deu um grande presente. Devemos cuidar desse presente tão sublime, singular que é a nossa mamãe. Ontem e ainda hoje os shoppings estavam lotados de filhos, comprando presentes para as mães. Isso é muito bom. A palavra de Deus nos orienta de como devemos presentear nossas mães. Ela nos diz:
Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá”. (Êxodo 20:12)


Hoje a sociedade está pagando um alto preço pelo não cumprimento desse mandamento. Tem havido muitas mortes física e espiritual, e a única forma de se ter a benção é vivendo na dimensão da Palavra. Sendo a mãe um presente de Deus em nossas vidas devemos cuidar bem dele. Você ao ganhar um presente fica vislumbrado. Se a sua mãe está sentada ao seu lado olhe para ela e diga: “Mamãe obrigado por você existir”. Se você não tem mais a presença de sua mãe com você por causa da eterna separação, a morte, ou pela distancia geográfica, agradeça a Deus no seu coração por ela. Talvez, ela já tenha partido desse mundo, mas agradeça a Deus por tudo o que ela significou para você.
“Maldito aquele que desprezar a seu pai ou a sua mãe. E todo o povo dirá: Amém.Deuteronômio 27:16)

Honrar é respeitar, é reverenciar, é obedecer. A honra aos pais é o respeito que devemos ter por eles. 
            Esse presente chamado mãe tem um amor que só se compara ao amor de Deus. Por nove meses ela nos carrega dentro de si. Ocupamos espaço em sua barriga, damos trabalho no chamado mundo intra-uterino e depois de nascidos continuamos a dar-lhe muito mais trabalho. Ela fica noites sem dormir com o seu desvelo pelo indefeso bebê que só chora por causas das cólicas. Ela prepara a mamadeira nas madrugadas e lava pela manha as fraudas sujas as noites. É claro que hoje, se usa as descartáveis. Mesmo assim é muito trabalho. Ela fica preocupada com os dias de febres intensas e corre para buscar ajudar na pediatria. Ela tem fica nervosa quando estamos prestes a dá os primeiros passos, preocupada se vamos cair ali. Na verdade ela sempre estará preocupada com as possíveis “quedas” que a vida nos reservará. Falando desse aprender a andar me veio a mente uma cena muito forte e linda do filme de Mel Gibson, a Paixão de Cristo. Quando Maria, a mãe do Senhor que foi uma grande mulher e teve o maior privilegio entre todas as mães o de gerar em seu ventre o Senhor Jesus Cristo. No filme ela está acompanhando todo o percurso que o seu filho estava fazendo até o Gólgota. Que momento triste na vida dessa mãe que sabia que o filho teria mesmo aquela missão. Todavia, ali estava uma mulher, uma mãe que sentia a dor dos chicotes e de toda a afronta que seu filho carregava. Enquanto o Senhor Jesus carregava aquela pesada cruz que era nossa, ele caiu de forma terrível. Os olhos de Maria, cheios de lágrimas acompanhavam cada cena, e nesse exato momento da queda de Jesus, a cena do filme e mudada por outra que era as lembranças de Maria quando Jesus, seu filho, estava aprendendo a dar os primeiros passos. Ele criança caiu e ela correu ao seu encontro para levantá-lo. Agora naquele momento da cruz, ela sentia-se impotente para correr e pegá-los em seus braços. Toda a mãe é assim mesmo. Sempre estará disposta a vir em nosso encontro para nos levantar das quedas da vida.
            O amor de mãe é comparado ao amor de Deus, pois não importa o quanto tenhamos errado, ou o quanto tenhamos lhe maltratado. Ela sempre estará disposta a nos perdoar. O amor de uma mãe não é humano ele é divino. Então, precisamos respeita-la e retribuir todo o carinho que ela nos proporciona. Se você ainda tem a sua mãe ame-a. Respeite-a. Obedeça-lhe. Estenda-lhe a mão. Perdoe-a. As vezes a convivência é difícil pois somos difíceis com a gente mesmo. Entretanto, a Bíblia nos ordena a honrar a nossa mãe.

Eu dei muito trabalho para a minha velha quando criança. Era teimoso e gostava de ficar na rua jogando bola e soltando pipas. Bons tempos! E as vezes não entendia o carinho da “velha” em me preparar para ir à escola. Hoje, depois de muitos anos eu a tenho como uma grande benção de Deus na minha vida e na minha formação. A vida nos faz amadurecer mais cedo ou mais tarde.
            Os presentes dados hoje vão acabar, já tem os seus dias contados e no próximo ano teremos de renová-los. Agora, esse presente chamado honra, amor, respeito, carinho e dignidade eles são eternos. É disso que elas gostam. Toda mãe gosta de ser bem tratada e respeitada pelos filhos. Ela não quer saber se você trouxe ou não presente, se você é bonito. Opa! Toda a mãe vai achar o filho bonito, a começar da minha. Obrigado, mamãe! Ela quer o seu abraço, o cheiro no cangote, o seu olhar e a sua admiração por ela. Para ela você sempre será o bebê, o filhinho. Não discuta se ela te trata ainda como criança. Isso é coração de mãe.
            Esse presente que Deus nos deu irá embora um dia e qual sentimento teremos? De gratidão pela grande mulher que ela foi ou estaremos com remorso pela distancia que mantivemos dela? Sendo assim, vamos lavar as roupas sujas hoje, ainda há tempo para reavermos os nossos relacionamentos.
“Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe” (Provérbios 1:8); “Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe” (Provérbios 6:20); “O filho sábio alegra a seu pai, mas o homem insensato despreza a sua mãe” (Provérbios 15:20).


O filho que cuida bem da sua mãe estará sendo abençoado por Deus. O Senhor Jesus até no momento da sua morte deixou instruções para o cuidado de sua mãe. Lá na cruz enquanto ele estava pregado ele mencionou as suas setes últimas palavras da cruz. A terceira palavra foi justamente uma palavra para a vida de sua mãe de que alguém estaria cuidando dela. Ali estava sua mãe, Maria e o discípulo querido que sempre estava  perto do mestre, João. Jesus entrega Maria aos cuidados de João.
"Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo recebeu Maria em sua casa."  (João 19:26 e 27)
            Em tudo o Senhor Jesus Cristo nos deixou e foi o exemplo. Não temos desculpas para não darmos a atenção devida a nossa família, a nossa mãe. Se em um momento de pura dor ele olhou para a sua mãe e viu que ela precisaria de cuidados, e deu ordem à João para que cuidasse dela, nós também somos convidados mais uma vez nessa noite de culto pelo dia das mãe, à cuidarmos da mãe que temos.
            Esse mês a temática é sobre a família e nele temos feito reflexões sobre a família e sobre a nosso amor pela nossa mãe. Deus está sempre nos dando oportunidades para mudarmos nossos comportamentos que possam estar nos impedindo de sermos mais e mais abençoados. Não permita que a maldição acompanhe a sua vida. Obedeça a Santa Palavra de Deus. Honre a sua mãe e cuide desse lindo presente de Deus em sua vida. Se hoje, você não conseguiu estar com ela, vá visitá-la essa semana. Ao chegar em casa pegue o telefone e diga o quanto ela é importante na sua vida. Deus tem coisas novas para realizar na vida das famílias, mas precisamos nos submeter ao poder da Sua palavra. Quero desejar a todas as mães da grande família IBAME e todas aqui presente um feliz Dia das Mães. Quero que saibam que você mamãe é um presente de Deus em nossas vidas. Amém
Pastor Francisco Rosa – prfranciscorosa@hotmail.com – 12 de maio de 2012

Mensagem pregada em 13 de maio de 2012 – No púlpito da IBAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário